quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A mesa e a cama

Gula e luxúria, que tantas loucuras nos fazem cometer, têm a mesma origem: o instinto de sobrevivência. O vínculo entre a comida e o prazer sexual é a primeira coisa que aprendemos ao nascer. A sensação do bebê preso ao peito, imerso no calor e no cheiro da mãe, é puramente erótica e deixa uma marca indelével para o resto da vida. Da lactância até a morte, a comida e o sexo têm a mesma garra. Na maturidade, quando digerir e fazer amor se transformam em tarefas, a mente afasta-se a contragosto da mesa e da cama; mas há alguns seres capazes de chegar até o último dia de uma longa e frutífera existência com o mesmo apetite pelos prazeres terrenos da juventude. [...] Será que existe uma relação entre criatividade e erotismo? Espero que sim. O profundo regozijo que sinto, depois de comer bem e de fazer amor amando, reflete-se invariavelmente em meu trabalho, como se o corpo, agradecido, destinasse o melhor de sua energia a dar asas à escrita. Não sei o que acontece com os homens, mas com as mulheres nenhum afrodisíaco tem serventia sem o ingrediente indispensável da simpatia que, em seu estado de perfeição, é o amor.

Trecho do livro Afrodite: contos, receitas e outros afrodisíacos, de Isabel Allende.

5 comentários:

  1. Encontrei esse livro por acaso aqui em casa, minha mãe ganhou de um namorado que ela teve a long time ago... É cheio de histórias, poemas e imagens legais, fora as receitas! Uma ótima ideia para o Clube!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro. É maravilhoso!!Dá ate um animo pra uma quinta chuvosa!!

    ResponderExcluir
  3. "Não sei o que acontece com os homens, mas com as mulheres nenhum afrodisíaco tem serventia sem o ingrediente indispensável da simpatia que, em seu estado de perfeição, é o amor." Fato! Hehe! Muito bom! To doida pra ler alguma coisa da Isabel Allende. Queria começar pelo "A ilha sob o mar" que parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito interessada no livro Contos de Eva Luna, que a Gabi já colocou alguns trechos aqui! Será minha próxima aquisição!

    ResponderExcluir