sábado, 16 de outubro de 2010

A casa das sete mulheres



“Eu amava Giuseppe Garibaldi desde muito antes de conhecê-lo, na tarde em que nos chegou com suas falas enroladas e seus modos corteses e alegres; eu já o amava desde que o pressentira, no começo de tudo, naquela primeira noite de 1835, ainda na varanda de minha casa, num arremedo de futuro que meus olhos tinham podido captar por graça de algum bom espírito. Mas como falar desse homem? Como contar dessa criatura ao lado de quem vivi os melhores instantes dessa minha existência, e por quem até hoje espero e anseio, a cada instante, a cada noite, no frescor de cada alvorada, de quem sinto o tênue perfume entre as fronhas do meu travesseiro, nos velhos vestidos daquele tempo, até mesmo nas tranças de meus cabelos desbotados?
Vivi por Giuseppe Garibaldi como muito poucas mulheres viveram por um homem, um homem que nunca foi de todo meu, mas de quem pude compreender a essência — era um cometa, uma estrela cadente —, justo que restasse tão pouco ao meu lado. Era um ser sem paradeiro, e se não segui com ele, foi unicamente porque a vida não o quis. Hoje, passados todos esses anos, quando, ao me olhar no espelho, já nem reconheço mais a Manuela que fui naqueles tempos, hoje ainda o amo com a mesma força e a mesma dedicação. Ele não voltou para mim, mesmo depois de ter ficado sozinho e com dois filhos nos braços, porque é como um pássaro, teve sempre a necessidade de migrar, de seguir o verão dos seus sonhos, mas me levou consigo em algum lugar de sua alma, eu sei.”

Trecho do livro A casa das sete mulheres de Letícia Wierzchowski

4 comentários:

  1. Falo tanto desse livro que resolvi postar os trechos de que mais gosto! (toda semana posto um, ok?)

    ResponderExcluir
  2. apoiada! hahahahah AMEI esse livro, sofri horrores quando acabei!!

    ResponderExcluir
  3. Apoiadíssima!
    Já comprei o meu, não vejo a hora de começar! Acho que quando terminar "A mãe", será o próximo da lista!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei! Tenho vagas lembranças da minissérie, que lembro era muito boa. Parece ser muito bom mesmo o livro.

    ResponderExcluir