segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A mãe, de Máximo Gorki



... todos os que trabalham pela verdade, marcham também lado a lado! As pessoas tornaram-se de repente próximas, compreendendo-as todas. As palavras não, mas o resto compreendo.
- É isso – disse Ludmila. – É isso...
A mãe posou uma mão em Ludmila, empurrou-a suavemente e continuou quase num murmúrio, como se visse aquilo de que falava:
- Os nossos filhos andam pelo mundo! È isso que eu compreendo: andam pelo mundo, pela Terra toda, por toda a parte, com um só fim!... Os melhores corações, os espíritos honestos avançam resolutamente contra tudo o que é mau, esmagam a mentira sob os seus passos firmes. Os jovens, os jovens sãos oferecem a sua força irresistível a uma só coisa: à justiça! Marcham para a vitória sobre a dor humana, pegaram em armas para varrer o mal do mundo, lutam pelo triunfo sobre a maldade, e triunfarão! “Acenderemos um novo sol”, disse-me um deles, e hão de acendê-lo! “Reuniremos todos os corações despedaçados num só...” E serão capazes disso!
A mãe, de Maximo Gorki

8 comentários:

  1. Realmente espero que esse livro seja bastante proveitoso e que nos faça pensar em coisas que muitas vezes estão tão distantes de nós, mas que fazem parte da realidade humana. Penso que tudo que está relacionado ao homem e a vida deve nos incomodar e nos fazer refletir! Nos é dito, muitas vezes, que o futuro somos nós, os jovens, que construimos. Vamos tomar posse disso! Vamos agir ativamente em busca desse amanhã decente e justo não só para nossos filhos, mas principalmente, para toda humanidade! Vale dizer também que tudo começa com a tomada de consciência e uma visão mais crítica da realidade. Esse livro, de alguma forma, acho que nos levará para isso! O importante da Literatura, na minha opinião, não é infundir o prazer da leitura ou nos envolver com um mundo imaginado. A Literatura, por si só, não pode mudar nada. O que a torna essencial é o seu papel de incomodar e despertar o homem, para que esse, sim, reflita e se posicione e ELE mude o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Amei essa escolha!!Nosso clube esta cada vez mais rico, mais lindo!!

    ResponderExcluir
  3. Luuu, lerei tentando encontrar nas páginas do livro esse seu discurso! Quanto já me acrescentou esse Clube! E esse livro promete mover mundos dentro da gente! ADOREI!

    ResponderExcluir
  4. De fato, Lu, a literatura tem que ter esse papel de nos fazer refeltir sobre muitas coisas importantes, que muitas vezes nem passam pela nossa cabeça. Isso que é tão maravilhoso na leitura! Além do prazer e do refúgio que ela proporciona com esse mundo imaginado, como você mesma falou, ainda há essa reflexão que é despertada naturalmente ao longo da leitura, sobre tantas questões. Isso é mágico!
    Ótima escolha. Tenho certeza que vai ser uma leitura muitoo proveitosa!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Luzia! É extremamente pobre e reducionista a visão da literatura apenas como um meio de "viajar por outros lugares" e "conhecer outras histórias". Ela é principalmente um instrumento para compreendermos a condição do homem e do mundo em que ele vive, o que possibilita o acesso ao que nos é negado no dia a dia e que se insere transfigurado no objeto artístico. Espero que 'A mãe' possa nos propiciar muita inquietação e reflexão, estou animada!

    ResponderExcluir
  6. inquieta-me e "acenderemos um novo sol"!!

    ResponderExcluir
  7. Juju, de onde é essa frase??amei!

    ResponderExcluir
  8. Estou ansiosíssima para começar a leitura desse livro... Como eu fico feliz com essa oportunidade de conhecermos outros livros, antes por mim nunca imaginados... Assim foi com Lavoura Arcaica, e acredito que com este também! :)

    ResponderExcluir