sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Livro místico

Elegia

Deixa que minha mão errante adentre
atrás, na frente, em cima, em baixo, entre

Minha América, minha terra à vista
Reino de paz se um homem só a conquista

Minha mina preciosa, meu império
Feliz de quem penetre o teu mistério

Liberto-me ficando teu escravo
Onde cai minha mão, meu selo gravo

Nudez total: todo prazer provém do corpo
(Como a alma sem corpo) sem vestes

Como encadernação vistosa
Feita para iletrados, a mulher se enfeita

Mas ela é um livro místico e somente
A alguns a que tal graça se consente
É dado lê-la

Eu sou um que sabe...

A música é de Péricles Cavalcanti, que traduziu conjuntamente com Augusto de Campos o poema de John Donne ("Elegy XIX - To His Mistress Going to Bed").
Ouçam na voz de Caetano Veloso aqui.

2 comentários: