terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O penteado


Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada, de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer-lhe que estava feia; mas nem esta razão a moveu.
- Levanta, Capitu!
Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim, a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e...
Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando eles me clarearam, vi que Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltava-me língua. Preso, atordoado, não achava gesto nem ímpeto que me descolasse da parede e me atirasse a ela com mil palavras cálidas e mimosas... Não mofes dos meus quinze anos, leitor precoce. Com dezessete, Des Grieux (e mais era Des Grieux) não pensava ainda na diferença dos sexos.

Dom Casmurro. Machado de Assis.

Assistam aqui o belíssimo (José Dias feelings hehe) trecho da minissérie Capitu, da Globo, que une os capítulos "Olhos de ressaca", "O penteado" e "Sou homem!".

2 comentários:

  1. Iremos passar com certeza trechos dessa série no clube!! Une de forma belíssima (!!) esses três capitulos fundamentais da trama!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é uma delícia esse livro... sem palavras... um dos mais belos do clube :)

    ResponderExcluir