terça-feira, 28 de junho de 2011

O orgulho

- O orgulho dele - disse a Srta Lucas - não me ofende tanto quanto o orgulho em geral, porque existe um motivo. Não é de admirar que um rapaz tão distinto, com família, fortuna, tudo a seu favor, tenha de si mesmo uma alta opinião. Se me permitem dizer, ele tem o direito de ser orgulhoso.
- Isso é bem verdade - replicou Elizabeth -, e eu perdoaria facilmente o orgulho dele, se ele não tivesse ferido o meu.
- O orgulho - observou Mary, que se gabava da solidez de suas reflexões - é um defeito bastante comum, creio eu. Por tudo o que tenho lido, estou mesmo convencida de que é bastante comum, de que a natureza humana é muito suscetível a ele, e de que são pouquíssimos os que não alimentam um sentimento de autocomplacência por alguma qualidade, seja real ou imaginária. A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.

Orgulho e preconceito, Jane Austen.

7 comentários:

  1. Adorei essa parte em que elas estão falando do orgulho do Mr Darcy (que esnobou a Elizabeth e não quis dançar com ela no baile), porque explica justamente um dos sentimentos que compõem o título do livro!
    Van, estou no começo mas tenho que dizer que a leitura está sendo maravilhosa! Jane Austen tem um humor altamente refinado e cheio de ironias, dou várias risadas enquanto estou lendo! Amei a escolha e não vejo a hora de o encontro chegar!

    ResponderExcluir
  2. CHOQUEI com esse trecho!!!Uma fofoca muito fina!!!

    ResponderExcluir
  3. CHOQUEI com esse trecho!!!Uma fofoca muito fina!!!

    ResponderExcluir
  4. Gabi, vc vai adorar o livro, eu estou amando! Tem muita ryqueza e phynesse, mas também fofoca, falsidade e hipocrisia. E, o melhor de tudo, com uma história de amor!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você tá gostando, Mel! Esse livro é mesmo muito rico, maravilhoso, único! Jane Austen, de fato, escreveu como ninguém, né? Amei o trecho que você selecionou! Começamos muito bem o mês Jane Austen aqui no blog. Também já estou ansiosa pelo encontro! Ah, Mr. Darcy... [suspiros] Hehe!

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu também adoro esse trecho! Fico indignada com o Mr. Darcy nessa parte!

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por esse livro (pelo filme também). Já perdi as contas de quantas vezes o li. É lindo!
    Esse trecho é bem interessante, mostra como nos importamos quando o "nosso" orgulho é ferido. A Elizabeth vê o Mr. Darcy como orgulhoso, mas demora um pouco até conseguir enxergar que ela é orgulhosa também...

    ResponderExcluir