segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Annabel Lee


Annabel Lee
Edgar Allan Poe

Há muitos, muitos anos, existia
num reino à beira-mar, em que vivi,
uma donzela, de alta fidalguia,
chamada ANNABEL LEE.
Amava-me, e seu sonho consistia
em ter-me sempre para si.

Eu era criança, ela era uma criança
no reino beira-mar, em que vivi.
Mas tanto o nosso amor ultrapassava
o próprio amor, que até senti
os serafins celestes invejarem
a mim e a ANNABEL LEE.

Por isso mesmo, há muitos, muitos anos,
no reino à beira-mar, em que vivi,
gélido, de uma nuvem, veio um vento
matar ANNABEL LEE.
E seus nobres parentes se apressaram
em tirá-la de mim; encerrarem-na vi
num sepulcro bem junto ao mar, que chora
eternamente ali.


Foi inveja dos anjos: mais felizes
éramos nós aqui.
Sim, foi por isso (como todos sabem
no reino à beira-mar, em que a perdi)
que veio um vento, à noite, de uma nuvem
matar ANNABEL LEE.

Mas nosso amor, imenso, era mais forte
do que o tempo e que a morte,
do que a própria esperança em que o envolvi.
E nem anjos celestes nas alturas
nem demônios dos mares abissais
jamais minha alma afastarão, jamais,
da bela ANNABEL LEE.

Pois, quando surge a lua, em meus sonhos flutua,
no luar, ANNABEL LEE.
E, quando se ergue a estrela, o seu fulgor revela
o olhar de ANNABEL LEE.
E junto a ela eu passo, assim, a noite inteira,
junto àquela que adoro, a esposa, a companheira,
na tumba,à beira-mar, do reino em que vivi,
junto ao mar que por ti
soluça eternamente, ANNABEL LEE.

5 comentários:

  1. Vcs sabem que eu adoro o Edgar Allan Poe! Esse poema é bastante dark, mas ainda sim bonito (vale a pena conferir ele no original pela sonoridade!)

    ResponderExcluir
  2. Poe é sempre muito interessante, muito rico!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Poe... em português vale a pena ler as traduções de Machado...

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos contos dele, acho que nunca tinha lido um poema seu. Muito bom! Adorei!

    ResponderExcluir
  5. A sonoridade dos poemas dele é mesmo incrível, é só conferir aquele do Corvo pra ver!

    ResponderExcluir