quinta-feira, 25 de novembro de 2010

... uma resignação povoada dos sonhos...

"A vida humana não passa de um sonho. Mais de uma pessoa já pensou isso. Pois essa impressão também me acompanha por toda parte. Quando vejo os estreitos limites onde se acham encerradas as faculdades ativas e investigadoras do homem, e como todo o nosso labor visa apenas a satisfazer nossas necessidades, as quais, por sua vez, não tem outro objetivo senão prolongar nossa mesquinha existência; quando verifico que o nosso espírito só pode encontrar tranqüilidade, quanto a certos pontos das nossas pesquisas, por meio de uma resignação povoada de sonhos, como um presidiário que adornasse de figuras multicoloridas e luminosas perspectivas as paredes da sua célula ... Tudo isso, Wahlheim, me faz emudecer. Concentro-me e encontro um mundo em mim mesmo! Mas, também aí, é um mundo de pressentimentos e desejos obscuros e não de imagens nítidas e forças vivas. Tudo flutua vagamente nos meus sentidos, e assim, sorrindo e sonhando, prossigo na minha viagem através do mundo."
Os sofrimentos do jovem Werther. Goethe.

3 comentários:

  1. Gente, este é um dos meus livros preferidos... quis compartilhar com vocês um trechinho dos primieros capítulos!

    ResponderExcluir
  2. Goethe é sempre tão profundo, tão reflexivo!Preciso desse livro!!

    ResponderExcluir
  3. Gabi, eu tenho! Posso te emprestar depois :)

    ResponderExcluir