quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Clube das Literatas no Correio Braziliense!

Na manhã de hoje, tivemos nossa segunda matéria publicada, dessa vez num dos principais veículos de comunicação, o jornal Correio Braziliense. A primeira matéria a respeito do nosso clube foi publicada na revista Vinte e Um, também maravilhosa, que pode ser lida aqui, na página 40. Ambas são motivos de muita felicidade para o grupo, e é por isso mesmo que resolvemos compartilhar com vocês, leitores do nosso blog. Espero que gostem da matéria que a jornalista Gabriela de Almeida preparou com tanto carinho! E aproveito, ainda, para dizer às demais literatas que é um imenso prazer poder fazer parte de algo tão lindo como nosso clube. Que ele seja duradoro e próspero! E vamos à leitura!!

 

Livros de papel e os clubes de leitura continuam em alta no Brasil
Gabriela de Almeida 
Publicação: 15/12/2010 07:19 
Quando Gabriela Gonçalves leu Madame Bovary, de Gustave Flaubert, pela primeira vez, o impacto foi tão grande que sua vontade era de entregar um exemplar para cada pessoa que visse pela frente. “Quis compartilhar a experiência, queria que várias pessoas sentissem o que senti”, afirma. A aluna de letras da Universidade de Brasília (UnB) é uma amante dos livros. Com 25 anos, a paixão foi compartilhada com a criação, em abril, do Clube das Literatas, uma reunião das amigas Luiza Vieira, Juliana Freitas, Vanessa Vieira, Daniela Inocêncio, Luzia Pires, Aquíria Francielli e Melina Alves em torno de clássicos da literatura mundial. A cada mês o grupo elege uma anfitriã para receber o encontro e escolher o próximo livro que será lido. Luzia Pires, 21, foi escolhida anfitriã para a reunião de discussão do livro A mãe, de Maksim Gorki. A escolha, segundo a estudante, foi uma sugestão do pai.

O grupo é a prova de que velhos hábitos nunca mudam. Com a média de idade de 21 anos, as meninas do Clube das Literatas não abrem mão do bom e velho livro de papel e estão à frente de grande parte da população brasileira na mesma faixa etária, no que diz respeito ao número de livros que leem por mês, uma média de quatro. “Nosso intuito com o clube é unicamente literário. Não pretendemos estudar as obras, por que isso já fazemos na universidade, mas sim trocar a experiência que o livro escolhido provocou em cada uma de nós”, explica Gabriela.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro concluem que a cada quatro brasileiros, um não faz a menor ideia do papel da leitura na formação intelectual do cidadão, e apenas três acreditam que esse hábito tem um significado positivo. Em contrapartida, recentemente uma nova pesquisa mostrou que o índice de leitura dos brasileiros aumentou 150% na última década. O número passou de 1,8 livro por ano, em média, para 4,7.

Boa parte do aumento do hábito de leitura deve-se a aquisição de leitores eletrônicos, como o iPad, o Sony Reader e o Kindle. Em um estudo com 1,2 mil donos de leitores eletrônicos nos Estados Unidos realizado pela Marketing and Research Resources, 40% disseram que passaram a ler mais livros após à aquisição do aparelho e 55% dos entrevistados acharam que vão usar o aparelho para ler ainda mais livros futuramente. Só nos EUA, as vendas desses equipamentos cresceram quase 200% no primeiro semestre. Por enquanto, os aparelhos de leitura ainda são um artigo de luxo e não pertencem à realidade de grande parcela da população brasileira, mas o acesso digital a um grande número de obras da literatura está cada vez mais próximo principalmente para a formação de novos leitores.

Iniciativas

Dona de um dos talk shows mais vistos da televisão norte-americana, Oprah Winfrey é uma defensora da leitura. A apresentadora possui um clube do livro onde a cada mês sugere uma nova obra para o público. Oprah utiliza o espaço para sugerir um livro e avalia a leitura de acordo com as próprias impressões. O sucesso é tão grande que muitos livros se tornaram best-sellers pela divulgação de Oprah e o seu programa é visto em mais de 100 países. Um exemplo é o romance Freedom, de Johatran Franzen, sugerido por Oprah e que ocupou o topo da lista do jornal The New York Times.

No Brasil, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano (zezedicamargoeluciano.uol.com.br)criou uma corrente de leitura em parceria com os seguidores do Twitter. A cada 60 dias a dupla sorteia 50 pessoas que se cadastram no site e recebem o livro em casa. Na última corrente os livros mais votados pelo público foram Comer rezar amar (Elizabeth Gilbert), O menino do pijama listrado (John Boyne), A cabana (William Young), Querido John (Nicholas Sparks) e A última música (Nicholas Sparks).

CURIOSIDADES ELETRÔNICAS

» Em eventos literários já foram registrados alguns pedidos de autógrafos aos escritores nos aparelhos eletrônicos de leitura. O escritor David Sedaris disse que enquanto lançava o livro When you are engulfed in flames, em uma livraria de Manhattan, Nova York, um leitor apresentou seu Kindle para um autógrafo. O escritor revelou que já assinou pelo menos cinco Kindles e um bom número de iPads.


4


Média de livros lidos por mês pelo Clube das Literatas

OS FAVORITOS DO ANO PELO CLUBE


» Madame Bovary, de Gustave Flaubert

» Lavoura arcaica, de Raduan Nassar

» Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

» Um sopro de vida, de Clarice Lispector

» Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

» A mãe, de Maksim Gorki

11 comentários:

  1. Que orgulho! Esse clube é uma verdadeira onda de amor, amizade e prazer literário!!Amo vcs!!

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, estou conhecendo vocês agora e fico muito feliz por vocês! Ainda mais ajudando a divulgar a literatura em nosso país com tantas pessoas sem oportunidade. Obrigada. Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Clube das literatas só SUCESSO!
    Kel, que bom que você está gostando do blog. Seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  4. Kel, faço das palavras da Vanessa as minhas, seja sempre bem-vinda :)

    ResponderExcluir
  5. ...e a alegria é tanta que faz insuportável cócegas na alma! Lindas palavras, Gabi! Compartilho do mesmo desejo, é uma emoção enorme fazer parte desse projeto lindo!!
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Meninasss, olhando a net sem ter nada, ou melhor, tendo tudo pra fazer,tive a grande felicidade de encontrar o blog de vocês. Nossa de tamanha criatividade e sensibilidade, estão de PARABÉNS! Passo horas aqui lendo e relendo esses trechos lindos postados por vocês que às vezes dizem coisas que meu coração está precisando ouvir e sentir. Beijos, ahh e sempre estarei aqui comentando.(risos) =]

    ResponderExcluir
  7. Kennya, que bom que você gostou do nosso blog, nós postamos esses trechos e músicas exatamente por isso, são coisas que nos tocam o coração e gostamos de compartilhar! Esperamos que esteja sempre presente aqui nos comentários :)

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais lindaaaa!!
    Geeente, eu fiquei tão feliz. Orgulhosa por fazer parte disso tudo, meio ausente, mas amo esse club.

    ResponderExcluir
  9. Amo muito fazer parte desse grupo!

    ResponderExcluir