quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pecado?



"24 de novembro.

Ela sente que eu sofro. Hoje, o seu olhar penetrou até o fundo do meu coração. Encontrei-a só. Calei-me, enquanto ela me olhava. Não lhe vi mais a beleza adorável, o esplendor da sua formosa inteligência; tudo isso tinha desaparecido aos meus olhos. 0 que agia sobre mim era um olhar mais belo, cuja expressão estava cheia da mais profunda simpatia, da mais doce compaixão. Por que não pude tombar a seus pés? Por que não consegui lançar-me ao seu pescoço e dar-lhe a resposta com mil beijos? ... Ela refugiou-se no seu cravo, dissimulou com o seu jogo de notas harmoniosas, fazendo-as acompanhar da sua voz suave e murmurejante como o leve perpassar do vento.
Nunca seus lábios me pareceram mais sedutores; dir-se-ia que se abriam para aspirar avidamente os  sons dulcíssimos que brotavam do instrumento e aquela boca tão pura devolvia como um eco celestial... Ali! se eu pudesse dizer a você tudo isso como eu o senti! Não resisti mais; inclinando-me,   fiz este juramento:  'Jamais terei a audácia de imprimir em vós um beijo, ó lábios em que pairam os espíritos do céu! E, no entanto... eu quero... Ali! veja você, uma grande muralha se ergue diante da sua alma!... Uma tal felicidade... e, depois morrer expiando esse pecado... Pecado?"

Os  sofrimentos do jovem Werther. Goethe.  

3 comentários:

  1. Belíssimo!!Esse blog ta bombando hoje, hein??

    ResponderExcluir
  2. Lembro de termos estudado esse livro em Romantismo, mas não li todo. Com certeza, ele tá minha lista pra ser lido um dia!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o trecho! Também não li quando a Rita passou, mas fiquei com vontade ler agora!

    ResponderExcluir