quinta-feira, 8 de julho de 2010

Livros...


"Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.
Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre ia ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada.
Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.
Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante."

Trecho do conto "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector



É assim que me sinto quando pego um livro pra ler...extasiada!

(Vale a pena ler esse conto da Clarice! é um dos que eu mais gosto!)






5 comentários:

  1. "Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre ia ser clandestina para mim."
    Eu também faço isso que ela descreve! Às vezes fico olhando o livro, sem ler, fazendo rodeios, meio que adiando o momento!

    E esse final é maravilhoso, incrível.

    ResponderExcluir
  2. "Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter."
    Genteeee, muitoo perfeito isso! Acho que todas nós aqui temos esse sentimento em relação ao livro. Muitas vezes, eu compro livros e fico admirando a capa, abrindo, fechando, lendo alguns trechos... Exatamente dessa forma: "êxtase puríssimo" Haha!

    ResponderExcluir
  3. "Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante."
    Gente, que coisa linda!
    Pois é, eu também fico rodeando, olhando a capa, lendo tudo o que tem no livro que não é a história antes de começar. Como que para conhecer o desconhecido...mas a cada linha descubro que não sei nada... É puro êxtase :)

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso!Também sinto o livro quase como um amante: algo misterioso, divertido, libertador!!

    ResponderExcluir
  5. E o cheiro?Ahhhh,adoro cheiro de livro novo!

    ResponderExcluir