sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vozes inesquecíveis da Música Brasileira



Queridas amigas literatas,

Na edição anterior de "Eu indico...", lhes presenteei com ícones da música internacional, figuras polêmicas, irreverentes e marcantes. E, para quem ainda não conferiu, é só visitar nossa temática anterior, Eles fizeram história... e se deliciar com nossa seleção musical. Nesta sexta-feira, nossa seleção não fica por menos... teremos Vozes inesquecíveis da Música Brasileira , que parecem desenhadas para nos embalar com suas letras poéticas... E já lanço a pergunta da semana: de quem é a voz mais marcante da música brasileira para vocês, minhas queridas?

A música brasileira, especialmente a vertente denominada popular - a MPB, possui infindáveis recursos líricos, que são nossos poetas. Eles brincam com a linguagem, com a melodia, com o tom. Nos embriagam com suas composições e nos despertam sentimentos de diversas ordens. Confesso que cometo boa parte dos pecados capitais só de ouvir boa música nacional... e, especialmente, aquele sentimento mesquinho da inveja, onde não consigo parar de me perguntar: "Por que não fui eu quem compus esta canção? É exatamente isto o que eu sinto, desse mesmo jeito!"... Porém, esse sentimento se esvai quase que de imediato, para que eu possa, de fato, contemplar essas palavras que são tão universais, que me aproximam de outras pessoas, que sentem o mesmo que eu.

E, exatamente por este motivo, foi tão difícil escolher nossos representantes de hoje. São tantos nomes, tantas vozes... como escolher apenas sete? Espero, contudo, ter feito boas escolhas! Sejam, então, bem-vindas ao "Eu indico..." de hoje... e vamos à sétima posição!

Nosso sétimo colocado são, na verdade, dois. Me deparei com uma escolha muito complexa: como escolher uma voz brasileira que seja contemporânea, mas que já seja consagrada, inesquecível, inconfundível? Foi quando me lembrei de uma parceria que resume, para mim, este conceito. São duas vozes graves, fortes e suas composições são uma delícia de ouvir. Cantando juntos, então, é até difícil de desligar o som. Com vocês, Ana Carolina & Seu Jorge e a música Chatterton.


Na sexta posição, ele, que compôs letras com críticas ferrenhas a um Brasil recém-saído da ditadura; ele, que enfrentou a Aids e um mundo preconceituoso por sua opção sexual; ele, que fez história com o Barão Vermelho, e, que até hoje me comove com sua singela canção Codinome Beija-flor. Simplesmente, Cazuza.



Em quinto lugar, um dos músicos responsáveis por (e)levar a música brasileira para um outro nível. No final dos anos sessenta, destaca-se como um dos intérpretes da bossa nova, contudo, são suas contribuições musicais as verdadeiras responsáveis pela concretização do que hoje chamamos de Música Popular Brasileira. Com suas composições, como "Alegria, alegria", Caetano Veloso estava à frente do movimento tropicalista, que tornou-se uma maneira bastante original e criativa de driblar a ditadura militar e a censura. Contudo, como romântica incorrigível, a minha escolha não é uma das canções dessa época, e sim, uma das canções mais suaves que ele já interpretou. Com vocês, Você é linda.



Em nossa quarta posição, o cenário é bastante parecido. Estamos na época da ditadura, e as canções de protesto continuam camufladas nas minúcias da linguagem. Ele é músico, dramaturgo e escritor - e eu diria mais, ele é poeta. Com canções como as suas, como não chamá-las de poesia? Minha escolha para hoje é Construção. Aproveitem Chico Buarque.



Em nossa terceira posição, temos também uma das vozes mais fortes dos anos sessenta. Suas performances no palco levaram ao público o melhor da bossa nova, tornando-se única por sua técnica vocal. Era também super engajada politicamente e contestou o governo militar durante os anos de chumbo. Com vocês, Elis Regina e sua consagrada interpretação de Como nossos pais.



Em nosso segundo lugar, a exemplo de Elis Regina, indico a vocês uma das melhores intérpretes que a música popular brasileira já conheceu. Com seu tom rouco, irreverente, masculino, que se sobressai dentre as demais, Cássia Eller transforma tudo o que canta e todos que lhe escutam. Aproveitem O segundo sol.


E, para encerrar a nossa seleção dessa sexta-feira, vamos à nossa primeira posição. Um dos compositores mais importantes de todo o cenário brasileiro, foi vocalista do Aborto Elétrico, mas foi com o grupo musical Legião Urbana que Renato Russo realmente se revelou. Com suas canções de protesto, ele movimentou a juventude dos anos 1980', também recém-saídos da ditadura. Contudo, suas músicas ainda hoje são ecos dos protestos dos jovens dos anos 2000'. Em homenagem ao cinquentenário de nossa cidade linda, Brasília, ofereço a vocês Faroeste Caboclo.


Espero que tenham gostado da seleção de hoje!




5 comentários:

  1. Adorei, Dani! Essa seleção ficou realmente maravilhosa! Me vieram tantos cantores à mente, acho que não coneseguiria escolher apenas sete. À essa lista acrescentaria Cartola, Chico César, Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Chico Science e Nação Zumbi, Tim Maia... a lista é enorme, hahaha!

    E quem aqui não sabe cantar Faroeste Caboclo do início ao fim? Eu sei!

    Dani nos proporcionando mais um belo post de sexta-feira!

    P.S.: e eu até hoje não fiz meu post sobre cinema! Dá uma preguiiiça, hahaha! Mas farei :)

    ResponderExcluir
  2. Também adorei a seleção, Dani! Só tem fera! Realmente, deve ter sido difícil escolher só sete, mas todos estão muito bem representados por esses que você escolheu. Senti falta do Cartola, também, do Tom Jobim e do Djavan, que eu amo de paixão. Mas, como eu disse, os seus escolhidos representam muitíssimo bem a todos!
    Parabéns pelo post! Arrasou mais uma vez!

    P.S.: Mel, to esperando o seus posts sobre cinema mesmo! To doida pra ver logos as suas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Jorge Ben pra dançar, Tim Maia pra qualquer clima, Caetano pra se inspirar e viver melhor e Los Hermanos é a trilha sonora da minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Gente, que time de clássicos!!! A Dani foi fundooo na seleção dessa vez!

    Eu substituiria Ana e Jorge por Djavan!
    Mas todas as escolhas e as músicas [que são escolhas ainda mais difíceis] estão maravilhosas! será que a Dani passa a semana toda preparando esses posts??? hahahahahah

    Mel, eu tbm sei Faroeste inteiriiiinha! E Eduardo e Mônica também!!!

    Cássia e Cazuza são meus queridinhos da vez! ^^

    ResponderExcluir
  5. Ai, gente, agora tô até me sentindo orgulhosa da minha seleção hehehe! E não, Lu, não passei a semana inteira, mas passei umas boas três horas pensando nisso hehehee! E que escolhas difíceis hehe!
    Nossa, eu pensei em colocar só o pessoal dos anos 80 pra frente, colocar tanta gente que não coloquei. Mas um dia arranjo um tema legal que dê pra colocar essas pessoinhas que faltaram!
    Muito obrigada pelos comentários, meninas, amei!

    PS: Mel, estamos esperando seu post de cinema, garota! :)

    ResponderExcluir