sexta-feira, 9 de abril de 2010

Eu indico...

Queridas literatas,Alinhar à esquerda

Agora, todas as sextas-feiras serão dia de "Eu indico..." - onde eu, carinhosamente, farei uma espécie de parada musical, com sete músicas e um tema. Hoje, já que estivemos falando de Madame Bovary, que é uma mulher marcante, escolhi sete vozes femininas contemporâneas que acho que todos deveriam poder conhecer. Algumas, claro já são conhecidas, mas a música é nova - e, já que não saem da minha playlist, quis "contaminá-las" com os refrões que não deixam minha cabeça. E claro, não poderia deixar de fazer meus comentários, para que vocês entendam o porquê das minhas indicações.

Ah, e não percam, sexta que vem teremos as sete canções que fizeram, por assim dizer, história.
Será um prazer receber indicações de vocês também, claro. Aliás, por que cada uma não diz quem (para vocês) é a dona de um vocal marcante e tem cantado nesse iniciozinho de década?

Bom, então vamos lá! Nossa, "sétima posição" vai para Katharine Mcphee. Ela foi uma das revelações do programa American Idol em 2006 - programa que, ao contrário do que ocorre no Brasil, realmente torna seus participantes famosos. Ela tem uma voz realmente incrível, forte e melodiosa. Meu destaque vai pra canção chamada It's not right, mas como não temos o vídeo, pensei em outra que também é muito bonita, chamada Had it all. Espero que gostem - é só clicar no nome da música que vocês serão direcionadas para a página do YouTube.



Nossa "sexta posição" vai para a jovem guitarrista Orianthi, que iria acompanhar Michael Jackson em sua última turnê, mas que deslanchou com seu álbum solo. Apesar da voz de menininha, seus talentos como musicista são realmente impressionantes. A música que escolhi chama-se According to you.


Em "quinto lugar", temos a filha da cantora e atriz Jane Birkin, Charlotte Gainsbourg. Charlotte também é atriz, mas tem se dedicado mais à sua carreira musical. Ela tem uma voz maravilhosa e diferente de tudo o que já ouvi. Suas melodias são da mesma maneira peculiares, mas têm recebido boas críticas. Com vocês, Heaven can wait.


Na "quarta posição", não é nem preciso fazer comentários sobre a voz dela. Joss Stone tem o Soul no sangue e um timbre singular. Cantando sempre de pés descalços, nessa apresentação do novo single Free me é possível perceber que sua música tem amadurecido bastante... vale a pena conferir a letra depois!


No nosso pódio, resolvi dar espaço a nossas cantoras brasileiras, que têm feito um trabalho maravilhoso, com melodias suaves e letras contagiantes. Em "terceiro lugar", com a medalha de bronze, temos a cantora de MPB Mariana Aydar, com seu single Palavras não falam. Essa não é nem de longe a melhor música dela, mas foi a única que encontrei com vídeo.


Já em "segundo lugar", escolhi a Roberta Sá, que tem uma presença, uma voz espetacular! Confiram ela cantando Samba de um minuto e depois me digam, vale ou não vale a segunda posição? Pra ela e pro nosso primeiro lugar, eu dispenso os comentários, prefiro que vocês mesmas comentem o que acharam.


E, levantando nossa taça de campeã do nosso primeiro "Eu indico...", a dona DA VOZ da música brasileira contemporânea, Maria Gadu, com a música Laranja.


Bom, essa primeira aparição do "Eu indico" não ficou exatamente como eu tinha planejado, mas como estamos apenas começando, espero fazer melhor na próxima sexta-feira. Mas espero que curtam minhas sugestões... Aumenta o som!



4 comentários:

  1. AMEEEEEEI esse post!Sou viciada em Roberta Sá e Maria Gadu!O cd da Roberta Sá "Que belo estranho dia para se ter alegria" é maravilhoso! recomendo total!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu tinha escrito um comentário enoooorme mas não saiu =/
    Enfim, vou escrever de novo!
    Eu simplesmente AMEI essa ideia, Dani! AMO Roberta Sá, o cd dela que a Gabi falou é realmente muuuito bom :) Acho que ela deveria ter ficado em primeiro lugar, hahaha, mas não conheço nada da Maria Gadu, então nem tenho crédito pra opinar sobre ela.
    Vou ouvir com muuito carinho todas as suas indicações musicais, Dani!
    E esse post me deu uma ideia! Que tal se cada uma das literatas for responsável por um post especial da semana no blog? A Dani fica com a parte musical, alguém pode falar de cinema, outra de receitas, não sei! Eu adoraria falar de filmes aqui, hahaha!
    Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho ótimo, Mel!
    Teremos "colunistas" do mais alto nível!
    Quero ver qual vai ser o primeiro filme que você vai comentar!

    ResponderExcluir
  4. Aliás, acho que a gente pode ir variando também, de mês em mês pra que cada uma possa falar de coisas diferentes... adoraria conhecer melhor minhas literatas pelos seus gostos.

    ResponderExcluir