segunda-feira, 19 de abril de 2010

Eles fizeram história...

Olá, queridas amigas literatas!

Excepcionalmente, hoje teremos mais um dia de "Eu indico...", que acontece todas as sextas-feiras. Anteriormente, tivemos Vozes femininas contemporâneas que todos deveriam conhecer. É claro que diversas cantoras incríveis não puderam participar da parada, embora merecessem, como Alicia Keys, Patty Ascher, Colbie Caillat, Amy Winehouse, Ana Cañas e tantas outras... Contudo, creio que estivessem bem representadas por aquelas que foram escolhidas... Por falar nisso, por acaso alguma delas passou a fazer parte da playlist de vocês? Eu espero que sim...

Já estas sete canções de hoje, certamente, já passaram um bom tempo em nossos antigos cds, fitas cassetes (alguém ainda se lembra disso?) ou mesmo nas rádios que escutávamos...Esses grupos musicais fizeram história, a minha história, ao menos. Aliás, se eu estiver me esquecendo de alguma, por favor, relembrem... Adoraria saber quais são as canções que vocês acham que marcaram a história.

Queria lembrar ainda que escolhi apenas músicas estrangeiras pela abrangência do tema, realmente, já que estas são canções que tocaram nas casas de pessoas em todos os quatro cantos do mundo. Contudo, não se preocupem, uma parada exclusivamente brasileira aparecerá por aqui em breve, ok?

Em nossa sétima posição, uma das melhores bandas dos anos oitenta, com um dos vocalistas mais charmosos de todos os tempos. Eles faziam rock - dos bons, por sinal - porém, suas canções realmente marcantes foram as românticas...Aliás, como não morrer de amores por Bon Jovi? Ele pode até continuar fazendo boa música, só que não há nada melhor do que suas baladinhas melódicas daquela época... Bom, aí vai uma das minhas preferidas, I'll be there for you .



Já em sexto lugar, temos uma das músicas mais tocadas também na década de 1980' , por sua melodia irresistivelmente divertida, além, é claro, da própria busca pela diversão. Estamos falando de Girls just want to have fun , de Cyndi Lauper... Não é preciso nem dizer que o lema que ela nos deixou de legado é muito bem utilizado até hoje, não é mesmo? Destaque especial para o modelito irreverente da Cyndi!


Vamos para a nossa quinta posição, diretamente dos anos 1970' ! A música dele é simplesmente uma das mais tocadas em trilhas sonoras, tem um astral maravilhoso e dá a maior vontade de sair cantando bem alto por aí. Estou falando do James Brown! E acho que todas já sabem qual é a canção a qual estou me referindo... I feeeeeel ... I feel goooooood! Tcha nananana... Já de cara dá pra lembrar do filme "O professor aloprado" e mais um moooonte! Então, sintam-se muuuuito bem ao som de I got you (I feel good)!


Nas posições anteriores, foram as músicas que fizeram história, de alguma forma. A partir de nosso quatro colocado, quem realmente fez história foram os artistas. Então, eu não poderia deixar de fora esse ícone da música, que foi Elvis Presley ... Minha gente, que voz que esse homem tinha, ou melhor, tem... Afinal, Elvis morreu ou não? Esta música que escolhi, dizem que foi escrita para a ex-esposa após o difícil divórcio que tiveram... Com vocês, Always on my mind .


Com a nossa medalha de bronze, uma das figuras mais polêmicas do cenário musical de todos os tempos. É dele o recorde de álbuns vendidos, é dele a idéia de fazer histórias em clipes musicais, é dele a dança mais copiada ao redor do mundo... Com sua morte aos 50 anos, movimentou uma legião de fãs, que prestaram homenagens durante vários meses... Para homenageá-lo, escolhi uma das minhas canções favoritas do rei do pop, Smooth Criminal.


Já que estamos tratando da realeza, a presença dela é imprescindível aqui. Ela lançou praticamente todas as tendências no cenários musical das cantoras pop, seus discos também possuem uma vendagem impressionante... Ela é polêmica em suas performances, e em tudo mais que se propõe a fazer... Sua discografia, aliás, é reflexo disto. Inclusive, eu poderia até mesmo fazer um Top 7 só com as músicas de Madonna... Porém, hoje, minha escolha para compor esta parada musical é Papa don't preach ... Espero que gostem!


E, encerrando nosso "Eu indico...", a primeira posição vai para outra figura bastante polêmica, antes, durante e após sua carreira com os Beatles. Estou falando de John Lennon, que tem uma das histórias mais excitantes e turbulentas do mundo musical. Minha escolha pode parecer até clichê, mas não consigo imaginar uma música que tenha feito mais história que Imagine ...


Vou ficando por aqui, minhas amigas, e espero que gostem da seleção de hoje!
Sexta-feira tem mais!

4 comentários:

  1. Excelentes escolhas, Dani! Adoro todos! Em relação ao Bon Jovi, eu também daria destaque, além dessa que você escolheu, pra "Always" e "Wanted Dead or Alive". São as minhas preferidas! Do Elvis, eu adoro "Love me Tender" e "Suspicious Minds". Em relação à Madonna e ao MJ, realmente, daria pra fazer um Top 10 só deles. Eles têm muitaaas músicas boas! Girls Just Wanna Have Fun é o máximoooo! E do John Lennon eu nem preciso falar, né? huahuaaha Amoo!
    Enfim, adorei mesmo, Dani! Excelenteee post!
    =*

    ResponderExcluir
  2. eu sou uma completa apaixonada pelo Elvis!Li uma biografia dele e fiquei maluca, ele teve a vida mais alucinante e interessante do mundo. Concordo com a Van, "Love me tender" é a melhor... tão simples e aquela voz dele. O cara era gato, talentoso, sabia dançar e deixava todo mundo afim dele hahahaha idolo total!

    ResponderExcluir
  3. Ai, meninas, que bom que gostaram! Adorei o que a Gabi disse do Elvis: "Deixava todo mundo a fim dele" ahiahiaiha ... só você mesmo, garota hehehe

    ResponderExcluir
  4. Confesso: eu pegaria o Elvis fácil! auihaiauhaiuh
    minha música favorita dele é Hound Dog! AAAAAAMO!

    E eu admiro sempre o cuidado e o carinho da Dani nos posts! ótimas pedidas!
    Beijos!

    ResponderExcluir