sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O amor é uma peste


Convocados para a sala de visitas para uma conversa formal, José Arcádio Buendía ficou rubro de indignação. "O amor é uma peste", trovejou. "Com tantas moças bonitas e decentes, a única coisa que lhe passa pela cabeça é casar com a filha do inimigo." (...) Vencido pelo entusiamo da mulher, José Acárdio Buendía impôs então uma condição: Rebeca, que era a correspondida, se casaria com Pietro Crespi. Úrsula levaria Amaranta para uma viagem à capital da província, quando tivesse tempo, para que o contato com gente diferente a aliviasse da desilusão. Rebeca recobrou a saúde assim que ficou sabendo do acordo, e escreveu ao noivo uma carta jubilosa que submeteu à aprovação dos pais e pôs no correio sem utilizar intermediários. Amaranta fingiu aceitar a decisão e pouco a pouco restabeleceu-se das febres, mas prometeu a si mesma que Rebeca só se casaria com Pietro Crespi passando por cima do seu cadáver.
(...) O italiano, cuja cabeça coberta de cachos brilhantes suscitava nas mulheres uma irrepremível necessidade de suspirar, tratou Amaranta como uma menininha caprichosa que não valia a pena levar muito a sério.
(...) Amaranta sentiu-se humilhada e disse a Pietro Crespi, com um rancor virulento, que estava disposta a impedir o casamento da irmã mesmo que para isso tivesse que atravessar o seu próprio cadáver na porta. O italiano impressionou-se tanto com o dramatismo da ameaça, que não resistiu à tentação e comentou com Rebeca. Foi assim que a viagem de Amaranta (...) foi arranjada em uma semana. Amaranta não opôs resistência, mas quando deu em Rebeca o beijo de despedida, sussurrou ao seu ouvido:
- Não se iluda. Podem me levar até o fim do mundo, que vou dar um jeito de impedir seu casamento, nem que precise matar você.


Trechos de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez

4 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO essa parte...
    Como a Amaranta era impetuosa!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Amaranta!!Esse livro tem os melhores personagens de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei perplexa com essa parte! Imagina, ela dizer que vai matar a irmã por causa de um homem! Enfim... o amor é mesmo uma peste! Hehe

    ResponderExcluir
  4. Gabriel García Marquez de fato capta as sutilezas humanas. Boa escolha.

    ResponderExcluir