quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A casa se encheu de amor

A casa se encheu de amor. Aureliano expressou-o em versos que não tinham princípio nem fim. Escrevia-os nos ásperos pergaminhos que lhe dava Melquíades, nas paredes do banheiro, na pele dos seus braços, e em todos aparecia Remedios transfigurada: Remedios no ar soporífero das duas da tarde, Remedios na calada respiração das rosas, Remedios na clepsidra secreta das mariposas, Remedios no vapor do pão ao amanhecer, Remedios em todas as partes e Remedios para sempre. Rebeca esperava o amor às quatro da tarde, bordando junto à janela. Sabia que a mula do correio não chegava senão de quinze em quinze dias, mas a esperava sempre, convencida de que ia chegar um dia qualquer por engano. Aconteceu exatamente o contrário: uma vez a mula não chegou na data prevista. Louca de desespero, Rebeca se levantou à meia-noite e comeu punhados de terra no jardim, com uma avidez suicida, chorando de dor e de fúria, mastigando minhocas macias e espedaçando os dentes nas cascas dos caracóis. Vomitou até o amanhecer. Afundou-se num estado de prostração febril, perdeu a consciência e o coração se abriu num delírio sem pudor. Úrsula, escandalizada, forçou a fechadura do baú e encontrou no fundo, atadas com fitas cor-de-rosa, as dezesseis cartas perfumadas e os esqueletos de folhas e pétalas conservadas em livros antigos e as borboletas secas que, ao tocá-las, se converteram em pó.
Trecho de Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

3 comentários:

  1. Ameeei esse trecho. Muito bom, Mel! Assim que terminar de ler "Orgulho e Preconceito", eu vou começar a ler... Acho que rapidinho termino, pois parece ser um livro que prende a atenção... Já to ansiosa pro próximo encontro! \o/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fortíssimo.
    "A casa se encheu de amor. Aureliano expressou-o em versos que não tinham princípio nem fim."
    Adorei essa parte!

    ResponderExcluir
  3. Adoro o jeito que Gabriel Garcia Marquez constrói as frases e imagens:
    "Úrsula, escandalizada, forçou a fechadura do baú e encontrou no fundo, atadas com fitas cor-de-rosa, as dezesseis cartas perfumadas e os esqueletos de folhas e pétalas conservadas em livros antigos e as borboletas secas que, ao tocá-las, se converteram em pó."

    ResponderExcluir