domingo, 27 de fevereiro de 2011

Coragem, às vezes, é desapego.



Há um momento sem sol em que a gente percebe que o amor anoiteceu. O coração enxovalhado, ferido, está exaurido pela aflição de tanto esticar-se para tentar alcançar o fio da linha que se soltou e amarrá-lo de novo na pontinha dos sonhos. No fundo, ele sabe que não o alcançará: voa longe demais da possibilidade de alcance. Se ainda insiste, buscando impulso para pulos cansados, é porque aquele amor, exatamente aquele, ainda é tudo o que ele mais deseja. Porque não sabe onde colocará as mãos, o encanto, o olhar, depois daquele instante. Porque não lhe importa que outro amor venha ao seu encontro. É aquele, aquele lá, que ainda o descompassa.

Vida marejada, nó apertado na garganta das coisas, chega finalmente o momento em que desejamos apenas o sossego que costuma vir com a aceitação.
Coragem, às vezes, é desapego. É parar de se esticar, em vão, para trazer a linha de volta. É permitir que voe sem que nos leve junto. É aceitar que a esperança há muito se desprendeu do sonho. É aceitar doer inteiro até florir de novo. É abençoar o amor, aquele lá, que a gente não alcança mais.



Ana Jácomo

6 comentários:

  1. "Coragem, às vezes, é desapego. É parar de se esticar, em vão, para trazer a linha de volta. É permitir que voe sem que nos leve junto. É aceitar que a esperança há muito se desprendeu do sonho." Adorei o texto. Principalmente esse trecho.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Tem até um tom meio auto-ajuda, heheh! Olha só isso, que lindo: "É aceitar doer inteiro até florir de novo. É abençoar o amor, aquele lá, que a gente não alcança mais."

    P.S.: mudei o fundo do blog a pedidos da Jujuba, que ficava tontinha com aquela bolas, hehehe. Nem precisa dizer que se não tiverem gostado é só mudar, né? Todas têm a senha e o blogspot tem mil opções de plano de fundo! :)

    ResponderExcluir
  3. A Ana Jácomo é maravilhosa, né?
    Sempre pega um ponto dentro da gente e retorce pra a gente pensar nele...

    ResponderExcluir
  4. Juju, não pode esquecer de inserir os marcadores nos seus posts! ;)

    ResponderExcluir