sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O muro falou por nós

"Voltei-me para ela; Capitu tinha os olhos no chão. Ergueu-os logo, devagar, e ficamos a olhar um para o outro… Confissão de crianças, tu valias bem duas ou três páginas, mas quero ser poupado. Em verdade, não falamos nada; o muro falou por nós. Não nos movemos, as mãos é que se estenderam pouco a pouco, todas as quatro, pegando-se, apertando-se, fundindo-se. Não marquei a hora exata daquele gesto. Devia tê-la marcado; sinto falta de uma nota escrita naquela mesma noite, e que eu poria aqui com os erros de ortografia que trouxesse, mas não traria nenhum, tal era a diferença entre o estudante e o adolescente. Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar”.
Dom Casmurro, Machado de Assis.

4 comentários:

  1. Ahhh, eu adoro esse trecho... mas, principalmente, gosto de como Machado fala dos olhos de Capitu!

    ResponderExcluir
  2. Já estou alucinando na leitura de Dom Casmurro! Machadão é bom demais, não consigo parar de ler e tenho vontade de colocar todos os trechos do mundo aqui no blog. Essa parte é muito linda, já tinha separado ela pra colocar aqui.
    Gabi, que escolha linda! Amei muito, cada releitura de Machado é uma nova descoberta, estou muito feliz de estar tendo essa oportunidade de novo, e com vcs!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei que presenteei a Lu com a série Capitu no Amiga-Culta do ano passado! Que saudade dela!

    ResponderExcluir