sexta-feira, 15 de julho de 2011

mostrar afeição

Se uma mulher esconde a sua afeição daquele que constitui o objeto dessa afeição, pode perder a oportunidade de conquistá-lo. E, neste caso, é um parco consolo refletir que os outros permanecem na mesma ignorância. Existe tanta gratidão e vaidade em quase todas as afeições que é perigoso abandoná-las à sua sorte — todos podemos começar livremente, uma ligeira preferência é bastante natural, mas são poucos os que têm o coração bastante firme para amar sem receber alguma coisa em troca. Em noventa por cento dos casos, uma mulher deve mostrar mais afeição do que a que realmente sente.

Trecho de uma fala de Charlotte Lucas. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.

3 comentários:

  1. "Em noventa por cento dos casos, uma mulher deve mostrar mais afeição do que a que realmente sente" Charlotte nao leuu o livro da poderosa!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Gabi, naquela época o manual da poderosa não funcionava... haha Se a mulher fizesse um charminho, dsfarçando que gostava do boffy, perdia o casório (que, como a gente viu, era o único jeito de se manter na vida)

    ResponderExcluir
  3. Às vezes, é tão difícil demonstrar o que a gente sente... A Miss Lucas se mostra muito esclarecida e inteligente, assim como a Lizzy, exceto quando aceita se casar com o patético Mr. Collins. Hehe! Mas não dá pra culpá-la... Naquela época, era mesmo a única possibilidade de uma vida tranquila que ela tinha...

    ResponderExcluir