terça-feira, 19 de julho de 2011

Tudo menos mulher



"- Por que aceitamos tanto? - questionou Noci.

- Quem ?

- Nós, mulehres. Por que aceitamos tanto, tudo?

- Porque temos medo.

O nosso medo maior é a solidão. Uma mulher não pode existir sozinha, sob o risco de deixar de ser mulher. Ou se converte, para tranquilidade de todos, numa outra coisa: numa louca, numa velha, numa feiticeira. Ou, como diria Silvestre, numa puta. Tudo menos mulher. Foi isto que eu disse a Noci: neste mundo só somos alguém se formos esposa. É o que agora sou, mesmo sendo viúva. Sou a esposa de um morto."

Antes de nascer o mundo, Mia Couto.

3 comentários:

  1. "neste mundo só somos alguém se formos esposa"
    Tudo a ver com a temática discutida em Orgulho e Preconceito! Era mesmo muito triste a condição da mulher antigamente! Ainda bem que as coisas mudaram!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Van... a condição das mulheres era realmente muito diferente da de hoje... mas ainda assim passamos por alguns preconceitos...

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia ainda há preconceito, só que velado. Não só com relação a mulheres, mas com gays, negros, pobres... há um grande discurso de igualdade e de que não existem mais preconceitos, quando na verdade o que impera é a intolerância. Muito triste. As coisas realmente melhoraram muito mas ainda há bastante a ser mudado.

    ResponderExcluir