quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lizzy



" Recuperado o bom humor, Elizabeth quis que o sr.Darcy lhe explicasse como se havia apaixonado por ela.

- Como tudo começoi/ - disse ela. - Posso compreender que você tenha aos poucos se encantado, uma vez nascido o sentimento;mas como ele começou?

- Não sei determinar a hora, o lugar ou o olhar, ou as palavras que lançaram os fundamentos. Faz muito tempo. Já estava no meio quando percebi que tinha começado.

- Antes você tinha resistido à minha beleza e, quanto às minhas maneiras, ao meu comportamento com você, sempre, no mínimo, beiravam o desaforo, e nunca falei com você sem querer causar-lhe mais mal do que bem. Agora seja sincero: você me admirava pela minha impertinência?

- Pela vivacidade da sua inteligência, sim.

- Chame de impertinência mesmo. Não era muito diferente disso. O fato é que estava farto de cortesias, deferências, de atenções servis. Não podia mais ver as mulheres que estavam sempre a falar, a olhar e a pensar só para a sua aprovação. Eu despertei a atenção e o seu interesse porque era muito diferente delas. Se você não fosse realmente generoso, ter-me-ia odiado por isso; mas, apesar dos esforços que fez para disfarçar, seus sentimentos sempre foram nobres e justos; e, no fundo do coração, você desprezava profundamente pessoas que o cortejavam com tanta assiduidade. Aí está. Eu lhe poupei o trabalho de ter de se explicar; e afinal, tudo bem considerado, começo a achar tudo muito razoável. Na verdade, você não via nenhum mérito em mim... mas ninguém pensa nisso quando se apaixona."

Orgulho e Preconceito, Jane Austen.

4 comentários:

  1. Acabei de terminar o livro!!Que leitura divertida, foi uma semana maravilhosa!!Não vejo a hora de comentar sobre ele no clube!!

    ResponderExcluir
  2. Esse trecho é muito bom! É uma leitura maravilhosa, né Gabi?? Fiquei alucinada pelo livro e não queria fazer outra coisa a não ser ler! Também to doooida pra chegar o nosso próximo encontro, tenho certeza que as discussões serão ótimas! :D

    ResponderExcluir
  3. Acho que não tem como não gostar desse livro. É mesmo uma leitura maravilhosa! O nosso encontro vai ser muito bom, com certeza vamos ter muito pra falar. To preparando tudo com muito carinho!

    ResponderExcluir