segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lady Catherine

" - O que você está falando, Fitzwilliam?Sobre o que estão conversando?O que está contando à srta.Bennet? Diga-me o que é.
-Estamos falando de música, minha senhora - disse ele, quando não pôde mais deixar de responder.

-De música!Então, por favor, falem em voz alta. De todos os assuntos, é o meu predileto. Devo participar da conversa, se estiverem falando de música. Creio que há poucas pessoas na Inglaterra que apreciem mais música do que eu ou que tenham um bom gosto natural tão pronunciado. Se eu tivesse estudado, teria sido uma grande entendida. E o mesmo se pode dizer de Anne, se a sáude lhe tivesse permitido aplicar-se. Tenho certeza de que ela teria tocado maravilhosamente. Como vai Georgiana, Darcy?

O sr. Darcy falou com muito carinho e entusiasmo dos progressos da irmã.

-Fico muito feliz em ouvir tão boas novas dela - disse lady Catherine - e, por favor diga a ela, da minha parte, que ela não pode esperar ser uma grande pianista sem estudar muito.

- Posso garantir, minha senhora - respondeu ele - , que ela não precisa de tal conselho. Ela estuda com muito afinco.

- Quanto mais, melhor. Nunca é demais estudar; e a próxima vez que escrever a ela vou insistir em que não neglicencie de modo nenhum o estudo. Sempre digo às jovens que a excelência na música só se adquire coma prática constante. Eu disse à srta. Bennet muitas vezes que ela jamais vai tocar realmente bem se não estudar mais; e, embora a sra. Collins não tenha pianoforte, ela será muito bem-vinda, como lhe disse tantas vezes, se vier a Rosings todos os dias tocar pianoforte no quarto da sra. Jenkinson. Assima, naquela parte da casa, não atrapalhará ninguém.

O sr.Darcy pareceu um pouco envergonhado com a má educação da tia, e não respondeu."

Orgulho e Preconceito, Jane Austen.

6 comentários:

  1. Lady Catherine FOREVER!hahahah A melhor personagem de todas, a verdadeira CROCODILA!Esse final de semana chorei de rir com os trechos dela no livro!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a Lady Catherine é demais... ela é muito intrometida, quer estar a par de tudo, e é bem pouco modesta também hehehe

    ResponderExcluir
  3. Essa velha é chata de doer! HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Chata e PODEROSA hahahaha adoro todas as partes dela, todas! ela rendia um livro!!

    ResponderExcluir
  5. O legal desse livro é que todas as personagens tem várias facetas, o lado bom e o ruim (o que foge da regra de muitos romances). A não ser a mãe e as irmãs mais novas da Lizzy, que são retratadas como nada mais que fúteis e interesseiras.

    ResponderExcluir
  6. Também acho a Lady Catherine uma personagem muitíssimo interessante! Os diálogos dela com a Lizzy são muito bons!

    ResponderExcluir