terça-feira, 4 de maio de 2010

O sertão está em toda a parte

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

"Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."

"Quem sabe direito o que uma pessoa é?
Antes sendo: julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado."

"Mire e veja: o mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

"A colheita é comum, mas o capinar é sozinho."

" Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já se passaram. Mas pela astúcia que têm certas coisas passadas de fazer balancê, de se remexerem dos lugares.(...) A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. (...) Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. O senhor mesmo sabe; e se sabe, me entende."

"A gente morre é para provar que viveu."


(Trechos de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa)

3 comentários:

  1. Dani, saudades da nossa época de Panorama, em que tivemos que estudar esse livro - tão complexo, mas fascinante - de cabo a rabo! rs

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é incrível, cabe vidas inteiras nesse universo do Guimaerães Rosa!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Van...me bateu uma saudade enorme agora...era muito bom mesmo... E Guimarães, ah, Guimarães é tudo...Essas citações são incríveis...
    Mas a minha preferida dele é "Amor vem de amor..."

    Mandou MUITO bem no post, tchuca!

    ResponderExcluir