sexta-feira, 14 de maio de 2010

Canções repletas de histórias...


Olá, amáveis literatas!

Chegamos ao fim de mais uma semana, e também à sexta edição do "Eu indico...". Anteriormente, nos enveredamos por caminhos da sétima arte, rememorando Aquela canção inesquecível que nos faz transbordar as emoções... E, aproveitando este rumo que tomamos, resolvi apresentar-lhes hoje Canções repletas de histórias. Tratam-se dos curtas-metragens que foram produzidos a partir de músicas, o que tornou o videoclipe mais que uma peça de divulgação. Tornou-se entretenimento. Não à toa que a indústria musical tenha despendido milhões em produções de clipes, como de fato ocorreu com vídeos do Michael Jackson, artista que foi pioneiro na arte dos curtas-metragens musicais, que gastou mais de dez milhões de dólares somente em dois deles.

A empreitada de Michael Jackson rendeu ao mundo da música muitas produções com histórias interessantes, capazes de nos entreter e nos propor reflexão. Um dos vídeos do cantor com maior impacto é o de Heal the World, que vocês podem conferir aqui. Além dele, muitos outros artistas usam de seus vídeos para passar mensagens positivas a respeito da humanidade, ou mesmo a respeito dos erros que cometemos ao tentarmos fugir de nossa condição de seres imperfeitos. Gosto, em particular, de The Scientist do Coldplay, que vocês podem conferir aqui e de Sunday Bloody Sunday, do U2 - veja aqui. Ademais destes, indico ainda Realize, de Colbie Caillat (confira aqui) e Precious Illusions, da Alanis Morrissette (confira aqui) - que foram outros dois vídeos que me vieram à mente quando pensei em curtas musicais, mas que, infelizmente, ficaram de fora da nossa seleção principal.

Lanço-lhes agora a pergunta da semana: qual é o seu vídeo com histórias preferido?

Agora, vamos à nossa sétima posição. Bem-vindas a mais um "Eu indico..."

Ela é cantora, compositora e produtora musical norte-americana. Consolidou sua carreira nos anos oitenta, e até hoje podemos conferir sua voz marcante por aí. O sétimo lugar é de Mariah Carey por sua dobradinha de curtas-metragens. No ano de 2005, a cantora lançou dois videoclipes, onde um é a continuação da história de outro. E sua façanha foi ainda maior, já que os estilos das músicas são bastante opostos. Interessante citar ainda que alguns artistas lançaram mão do recurso "continua..." e depois não deram continuidade a seu pequeno filme. De qualquer forma, espero que apreciem (e relembrem) a historieta de Mariah em It's like that e, em sequência, We belong together.




A exemplo de Mariah Carey, nossa sexta posição também inspirou-se em uma história dividida em duas partes. Contudo, a sequência ainda não fora produzida. Temos aqui uma parceria entre duas cantoras e dançarinas do cenário popular norte-americano. Estamos falando de Beyoncé Knowles e Lady Gaga, em uma trama bem bolada de duas amantes que decidem dar fim em pessoas indesejadas. Esta não é a primeira vez que trabalham juntas, vocês podem conferir o início da parceria aqui, em Videophone. Mas o curta da vez tem duração de quase dez minutos, com direito à caminhonete utilizada nas gravações de Kill Bill, e tem um leve aroma de vingança no ar. Com vocês, o divertidíssimo vídeo Telephone.




Vamos manter o clima bem-humorado em nossa quinta posição. Até que ponto você acredita naquilo que contam pra você? E até que ponto as histórias malucas são verdadeiras?! Este curta-metragem trata exatamente disto, de uma maneira bem leve e ao som da maravilhosa voz de Bon Jovi. Só me resta dizer: aproveitem a canção Misunderstood.



Já nossa quarta posição vem de uma saga de curtas-musicais. O álbum American Idiot, do Green Day, foi prato cheio para a indústria musical - praticamente todos os clipes produzidos foram baseados em histórias. O single Wake me up when september ends é palco dos tempos de guerra, muito associados aos atentados do Onze de Setembro nos Estados Unidos. E, muito embora o vocalista do grupo tenha afirmado que esta é uma composição em memória de seu falecido pai, esta primeira imagem ficou fortemente vinculada ao vídeo em questão. Confiram, clicando acima, o nosso escolhido para o quarto lugar.




Com nossa medalha de bronze, temos um grupo canadense de rock 'n' roll, formado no ano de 1995, o Nickelback. Este vídeo tem uma história linda e triste, que é contada e recontada com muita sutileza. Até mesmo agora, que vejo pela vigésima vez, descubro minúcias antes desprezadas. E, confesso, meus olhos enchem de lágrima toda vez que assisto... Merecem também destaque Photograph e Far away. Com vocês, nossa terceira posição, Someday.




Na segunda posição, temos o famoso curta-metragem da caixinha de leite. Fruto do trabalho da banda inglesa, Blur, que é conhecido também por suas produções em filminhos, este videoclipe é um dos mais aclamados da história. Que lição podemos tirar com ele? Que tal passarmos a prestar mais atenção naquilo que está à nossa volta?! E mais, que tal deixarmos nossa pequenez de lado e sairmos em grandes buscas? Dou destaque também para Parklife. Mas quem fica com a nossa medalha de prata é o vídeo Coffe & Tv.



Com a nossa medalha de ouro, um dos dez vídeos mais caros de toda a história da música. Produzido em 1992, com a duração de nove minutos, o videoclipe da canção do grupo americano Guns n' Roses tem uma história triste, mas também muito bela. É a minha canção favorita da banda, sem sombra de dúvidas. Ofereço a vocês nossa primeira posição, November Rain.




E, antes de me despedir, não poderia deixar de prestar uma homenagem ao verdadeiro idealizador dos curtas-metragens musicais. Afinal, sem Michael Jackson, os vídeos como conhecemos hoje não existiriam. Então, para encerrar, dedico a vocês Thriller, a primeira superprodução musical de curtas, com treze minutos de duração.




Até a próxima!

PS: Mel, o seu pedido será atendido em breve. E, meninas, gostaria de mais sugestões de temas para nossas paradas musicais.

5 comentários:

  1. Daniii!!! AMEIII!!!
    Sem dúvidas, o meu preferido é November Rain!!! Guns embalou minha pré-adolescência e esse clipe, ao lado de Patience, eu assistia todos os dias!

    Muito muito bom!
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Post maravilhoso, Dani! :)

    "VERY VERY BAD BAD GIRL, GAGA!"
    Amo Lady Gaga e o clipe de Telephone é uma a-h-a-z-o! ahahah

    ResponderExcluir
  3. Aaah que massa! Esses dois clipes da Mariah são muito legais, principalmente o It's like that! Adoro aquela batida! E quem não fugiria com aquele gatão do Wentworth Miller? Imagina! Huahauhauha
    Também adoro os do Nickelback! Que pena que não tem o I'd come for you no YouTube.

    ResponderExcluir
  4. Aaah! E, como sugestão, eu gostaria de ver os melhores duetos da história da música. Seria legal!

    ResponderExcluir