terça-feira, 26 de julho de 2011

Belos olhos

— Creio que conheço o objeto do seu devaneio.
— Creio que não.
— O senhor está imaginando quanto seria insuportável passar mais noites deste modo, em tal companhia; aliás, sou da mesma opinião. Nunca me aborreci tanto! A insipidez, apesar do barulho, a insignificância, apesar do ar de importância de toda esta gente. O que eu não daria para ouvir suas críticas sobre eles!
— Sua suposição está inteiramente equivocada, lhe asseguro. Minha mente ocupava-se de pensamentos mais agradáveis. Eu meditava sobre o imenso prazer que pode conceder um par de belos olhos no rosto de uma mulher.
A Srta. Bingley imediatamente fixou o olhar no rosto do Sr. Darcy, e desejou que ele revelasse qual das damas inspirara tais reflexões. O Sr. Darcy respondeu com grande intrepidez:
— A Srta. Elizabeth Bennet.
— A Srta. Elizabeth Bennet! — repetiu Srta. Bingley. — Estou assombrada. Desde quando a Srta. Elizabeth se tornou sua favorita? Quando poderei desejar-lhe felicidades?
— Esta é exatamente a pergunta que esperava da sua parte. A imaginação das mulheres é muito veloz; salta da admiração para o amor, e do amor para o casamento em um instante. Sabia que ia me desejar felicidades.
— Bem, se fala assim tão sério, considerarei o assunto absolutamente decidido. De fato, terá uma encantadora sogra e, naturalmente, ela estará sempre em Pemberley.
Ele a ouviu com perfeita indiferença enquanto ela se divertia com o assunto; e, convencida por aquela placidez de que não seria repreendida, a Srta. Bingley deu livre curso à sua ironia.

Orgulho e preconceito, Jane Austen.

4 comentários:

  1. Acho que essa é a primeira vez em que o Darcy dá a entender o seu interesse na Lizzy. E é bem no comecinho, no capítulo 6! Nesse trecho ele tá conversando com a chata da Caroline Bingley!

    ResponderExcluir
  2. São tantos trechos maravilhosos! Dá vontade de postar o livro inteiro!

    ResponderExcluir
  3. Essa Bingley é uma chata mesmo!! Encalhada!!hahahah

    ResponderExcluir
  4. A Caroline Bingley é insuportável! Ela faz de tudo pra detonar a Lizzy e conquistar o Darcy, mas ele não dá a mínima pra ela...

    ResponderExcluir