quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uma ponta de Iago

"A pergunta era imprudente, na ocasião em que eu cuidava de transferir o embarque. Equivalia a confessar que o motivo principal ou único da minha repulsa ao seminário era Capitu, e fazia crer improvável a viagem. Compreendi isto depois que falei ; quis emendar-me, mas nem soube como, nem ele me deu tempo.
-Tem andado alegre, como sempre; é uma tontinha. Aquilo, enquanto não pegar algum peralta da vizinhnça, que case com ela...

Estou que empalideci; pelo menos, senti correr um frio pelo corpo todo. A notícia de ela vivia alegre, quando eu chorava todas as noites, produziu-me aquele efeito, acompanhado de um bater de coração, tão violento, que ainda agora cuido ouvi-lo. Há alguma exageração nisto; mas o discurso humano é assim mesmo, um composto de partes excessivas e partes diminutas, que se compensam, ajustando-se. Por outro lado, se entendermos que a audiência aqui não é das orelhas, senão da memória, chegaremos à exata verdade. A minha memória ouve ainda agora as pancadas do coração naquele instante.Não se esqueças que era a emoção do primeiro amor."

Dom Casmurro, Machado de Assis.

Um comentário: