quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Clara


A adolescência de Clara foi suave na grande casa de três pátios de seus pais, mimada pelos irmãos mais velhos, por Severo, que a preferia entre os filhos, por Nívea e pela Nana, que alternava suas sinistras excursões disfarçada de cuco com os cuidados mais ternos. Quase todos os irmãos tinham casado ou partido, alguns em viagem, outros para trabalhar no interior, e a grande casa, que abrigara uma família numerosa, estava quase vazia, com muitos quartos fechados. A menina ocupava o tempo que lhe deixavam os preceptores lendo, movendo os objetos mais variados sem tocá-los, flanando com Barrabás, praticando jogos de adivinhação e aprendendo a tecer, a única de todas as artes domésticas que conseguiu dominar. Desde aquela Quinta-Feira Santa em que o padre Restrepo a acusou de endemoninhada, pairava uma sombra sobre sua cabeça que o amor de seus pais e a discrição de seus irmãos conseguiram controlar; a fama de seus estranhos dotes, contudo, circulou a meia voz nas reuniões das senhoras. Nívea observou que ninguém convidava sua filha, e até seus próprios primos evitavam. Procurou compensar a falta de amigos com sua dedicação total e obteve tanto êxito, que Clara cresceu alegremente e nos anos seguintes recordaria sua infância como um período iluminado de sua existência, apesar de sua solidão e de seu mutismo. Durante a vida inteira guardaria na memória as tardes partilhadas com sua mãe na salinha de costura, onde, sentada à máquina, Nívea fazia roupa para os pobres e lhe contava histórias e casos familiares. Mostrava-lhe os daguerreótipos da parede e relatava o passado.
(...)
A relação com sua mãe era alegre e íntima, e Nívea, apesar de ter tido 15 filhos, tratava-a como se ela fosse a única, estabelecendo um vínculo tão forte, que se prolongou pelas gerações posteriores como uma tradição familiar.




Isabel Allende, A Casa dos Espíritos.

2 comentários:

  1. Que forte isso... "apesar de ter tido 15 filhos, tratava-a como se ela fosse a única, estabelecendo um vínculo tão forte, que se prolongou pelas gerações posteriores como uma tradição familiar."

    ResponderExcluir