sexta-feira, 24 de maio de 2013

Chorando, atira-se nos braços de Januário Gereba


“Em casa de dona Fina, Maria Petisco e Anália ajudam Tereza Batista a se vestir e enfeitar. Noiva mais jururu onde se viu? Prepara-se para a festa do matrimônio ou para o velório do próprio enterro?
Anália reclama com a amiga que não sabe dar valor à sorte. Ai, quem me dera, fosse eu a felizarda! Ando farta dessa vida de rameira, de cama em cama, de mão em mão, vendendo o corpo, gastando amor com xodós de pouca duração. Não viu Kalil? Tão bom moço mas a largou para casar com uma prima, o sem vergonha. Anália não o culpa, para casar também ela romperia o rabicho inconsequente. Ah! quem me dera lar e filho, marido para mim somente e eu somente para ele. Ai, Tereza, estivesse eu em teu lugar, estaria rindo pelos cotovelos, rindo pelos cantos, pelos dentes todos, rindo à toa. Maria Petisco concorda em parte. Para ela, ser fiel a homem não é fácil, sobretudo com os encantados descendo nas camas sem perguntar o nome do dono do colchão, do travesseiro e da adormecida criatura.
Tereza vestida e penteada, Maria Petisco coloca-lhe ao pescoço um colar de Yansã, deslumbrante e encantado, símbolo da vitória na guerra contra os mortos, presente de Valdeloir Rego, joalheiro dos orixás, lavado por mãe Senhora no peji. Anália a conduz defronte ao espelho para ela se mirar, formosa porém triste.
Enquanto as amigas se arrumam, Tereza vê-se refletida no aço do espelho pelo direito e pelo avesso. Vibrantes contas de triunfo, roxo colar de sangue, posto em ombro impróprio de quem foi derrotada e se acabou. Velha, cansada de guerra, morta por dentro.
Recorda acontecimentos e pessoas, fatos distantes, gente desaparecida. O doutor, o capitão, Lulu Santos, o menino arrancado de seu ventre, assassinado antes de ser. Os tempos de cadeia, os tempos de bordel, a época de Estância, lugares por onde andou, o ruim e o bom, a taca de couro e a rosa. Quantos anos completara há poucos meses no xadrez, presa e surrada pela polícia de costumes da Bahia? Vinte e seis? Não pode ser. Quem sabe, cento e vinte e seis, mil e vinte e seis ou ainda mais? Na hora da morte não se conta idade.
Barulho na porta, ruído de discussão, a voz de dona Fina contraditando alguém, a resposta e o riso. Tereza estremece, palpita-lhe incontido o coração, de quem essa voz inesquecível, esse acento de marulho e búzio?
— Vai casar? Pode ser, mas só se for comigo.
Levanta-se trêmula, não acredita nos próprios ouvidos, sai passo a passo pelo corredor, olha a medo. Na porta da rua, disposto a entrar de qualquer maneira, gigante, pássaro, vivo, inteiro, lá está ele. Então Tereza Batista abre-se em pranto, em choro convulso. Chorando, atira-se nos braços de Januário Gereba.”


TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA
JORGE AMADO

3 comentários:

  1. OLÁ,

    Sou seu mais novo seguidor .

    Conheço a obra...quem não conhece este imortal JORGE AMADO?

    Estou lhe convidando para conhecer meus blogues, alguns de humor, outros nem tanto,mas todos sempre respeitando você como aquele que está lendo o que escrevo e portanto, um amigo.

    Você terá varias opções para visitar:

    -HUMOR EM TEXTOS

    -SEXO É UM PRODUTO DE CONSUMO.

    -FOTOFALADA

    -COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO

    -FALANDO SÉRIO

    Sua presença, muito me orgulharia e estaria em companhia de mais de 3.500 seguidores neles todos somados e que na realidade formam nosso grande circulo de amigos virtuais.

    Espero, por você.

    Combinado?

    Um abração carioca e estarei agora sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, eu vi um comentario seu em um blog, falando que vc é voluntaria no bula do riso em Brasília nao é mesmo? Vc ainda é? (o comentário que eu vi ja tem um tempinho rsrrs) eu tenho muita vontade de fazer esse tipo de trabalho voluntário examente nesse estilo que o bula do riso faz =D
    vc poderia me fornecer informações sobre? *--*
    desde já agradeço.
    bjs.
    Duda Nobre
    Meu email é dudanobre11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meninas, estou amando o livro!!! Peguei com a Bibi, vou tentar terminar até o dia do clube!!!

    ResponderExcluir