terça-feira, 15 de março de 2011

Suprema liberdade


" 28 de julho

Nova carta de Floriano, da Califórnia. É pueril, absurdo, mas aguardo essas cartas num alvoroço de namorada. E também numa espécie de susto. Acho que Jango não aprova essa correspondência, apesar de ele não ter dito nada claramente. Noto que fica contrariado toda vez que chega um envelope debruado de azul e vermelho endereçado a mim. Faço questão de mostrar-lhe as cartas, para que ele veja que elas nao contém nada de 'mau'. Ele as lê por alto, com impaciência, e habitualmente diz: ' Vocês literatos!'.

Floriano continua um agnóstico, mas repete que sente a 'nostalgia de uma religião que nunca teve'. Curioso, não conheço ninguém mais preparado que ele para aceitar Deus. Acho que tem na sua alma um belo nicho vazio, à espera duma imagem. Talvez pense que entregar-se a Deus seja um compromisso demasiado sério para quem como ele tanto deseja ser livre. Mal sabe o meu querido amigo que a aceitação de Deus é a suprema liberdade."


Do diário de Sílvia, Érico Veríssimo.

3 comentários:

  1. To lendo e amando! Muito rico esse livro, tem muito de história! Assim que eu terminar, volto aqui pra comentar todos os trechos! Hehe!

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo blog, meninas!
    Parabéns pela seleção dos escritores!
    tudo de bom!

    Beijo pra vcs!

    ResponderExcluir