quarta-feira, 16 de março de 2011

Confissões


"18 de fevereiro ( ainda no Angico)



Por que escrevo todas essas coisas que ninguém, mas ninguém mesmo, deverá nem poderá ler a não ser as outras Sílvias? Aqui no Angico trago este diário escondido numa cômoda antiga, da qual só eu tenho a chave. No Sobrado este livro fia guardado no fundo de outra cômoda, dentro de uma caixa cuja chave por sua vez trago presa ao pescoço por uma corrente, como um capulário. Se Jango chegasse a ler estas confissões, eu estaria perdida. A ideia me assusta e ao mesmo tempo me fascina. Ficar completamente perdida não ser o começo da salvação? Tenho uma amiga torturada por problemas conjugais que me confessou ter secretamente guardado um vidro de seconal. Diz ela: ' Quando a situação ficar insuportável, engulo vinte e cinco comprimidos da droga e está tudo resolvido'. Não creio que ela jamais tente o suicídio. Mas a ideia de ter a chave da porta da liberdade deve-lhe ser esquisitamente agradável. Suicidar-se para ela seria um meio de vingar-se do marido, que lhe atormenta a vida.

Até que ponto escrevo este diário num desafio ao meu marido, num obscuro desejo de quem um dia ele descubra e leia, e a coisa toda se precipite sem que eu tenha a responsabilidade completa pelo desfecho? Até que ponto este diário é o meu veneno?

Mas eu já nao escrevi que Deus é o motivo principal destas páginas?"



Do diário de Sílvia, Érico Veríssimo.

4 comentários:

  1. Quando eu li essa parte fiquei pensando mais ainda como a Sílvia deve sofrer, sendo apaixonada pelo irmão do marido e se vendo presa nesse casamento. Como ela disse, é como se fosse um incesto carnal, pois ela não o consegue ver como marido, mas sim como irmão! Já em relação ao Floriano seria um incesto espiritual, pois eles são almas gêmeas. Eu achei essa comparação o máximo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb, Van!! A maneira como ela fala sobre sua paixao pelo Floriano é muito linda!

    ResponderExcluir
  3. Despedir-se da Silvia causou um peso no coração, como uma partida! Será que se eu começar a ler o Ana Terra vou conseguir me desvencilhar do livro?? haha

    ResponderExcluir
  4. Gente, estou fascinada com o Érico, obrigada Gabi! :)

    ResponderExcluir