segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jane Austen

Jane Austen é considerada uma das escritoras inglesas mais brilhantes e proeminentes, passados mais de dois séculos de sua morte. Autora de romances como Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma e Persuasão, consagrou-se por seus diálogos inteligentes e afiados e pela ironia presente em seus romances. Seus recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.

Nasceu em 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Filha de um reverendo, foi a segunda mulher dentre sete irmãos. Quando completou oito anos, foi enviada a um internato – junto de sua irmã Cassandra, sua melhor amiga durante toda a vida – para receber a educação formal. Seu contato com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido após a volta do colégio interno.

Na adolescência, Austen escrevia comédias, e seu primeiro livro bem acabado foi Lady Susan, escrito em forma epistolar, quando a autora tinha dezenove anos. Em 1797, Austen já havia escrito dois romances, Razão e Sensibilidade (primeiramente, chamado de Elinor and Marianne) e Orgulho e Preconceito (originalmente, First Impressions). Oferecidos pelo pai da inglesa a um editor, os livros foram rejeitados. A publicação dos títulos ocorreu só em 1811 e 1813, respectivamente, assinados com o codinome de “Uma Senhora”.

Morreu em 18 de julho de 1817, aos 42 anos, deixando inacabado o romance Sandition. Atualmente, seu romance Orgulho e Preconceito encontra-se entre os clássicos da literatura mundial. O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia.

Fonte: http://www.lpm.com.br (com adaptações)

4 comentários:

  1. É sempre um clássico...Sou fã...bjs.

    ResponderExcluir
  2. AMEI a escolha, Van! Uma excelente oportunidade pra ler essa autora que sempre tive vontade de conhecer! Jane Austen parece mesmo uma mulher genial e à frente do seu tempo. Vou comprar o meu JÁ e começar a ler no feriado!

    ResponderExcluir
  3. Também fiquei muito feliz com essa escolha! Vai ser o livro das minhas SONHADAS férias!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito, muito feliz por ter sido escolhida pela Mel e também por vocês terem gostado da escolha do livro! Vou me esforçar para preparar um encontro à altura desse livro e dos encontros anteriores, que foram todos maravilhosos!

    ResponderExcluir