sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O vento



"Naquela tarde de princípios de novembro, o sueste que soprava sob os céus de Santa Fé punha inquietos os cata-ventos, as pandorgas, as nuvens e as gentes: fazia bater portas e janelas: arrebatava de cordas e cercas as roupas postas a secar nos quintais: erguia as saias das mulheres, desmanchava-lhes os cabelos: arremessava no ar o cisco e a poeira das ruas, dando à atmosfera uma certa aspereza e um agourento arrepio de fim de mundo.
Por volta das três horas, um funcionário da Prefeitura assomou à janela da repartição e olhou por um instante para as árvores agitadas da praça, exclamando: "Ooô tempinho brabo!"
Num quintal próximo, recolhendo às tontas as roupas que o vento arrancara do coradouro e espalhara pelo chão, uma doma de casa resmungava: " É para um vivente ficar fora do juízo!"

O Retrato, Parte II de O Tempo e o Vento.

3 comentários:

  1. Já acabei "Primeiras Estórias" e voltei para minha leitura anual de "O Tempo e o Vento". São 6 livros, to no terceiro. Meu coração bate mais forte por esse livro!!

    ResponderExcluir
  2. Essa trilogia vai ser a primeira coisa que lerei quando me formar... Parece maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Também tenho vontade de ler tudo. Fiquei encantada com Do diário de Silvia.

    ResponderExcluir