quarta-feira, 23 de maio de 2012

mentalidades


- Vai mal a Ana Turva. De manhã já está dopada. E faz dívidas feito doida, tem cobrador aos montes no portão. As freirinhas estão em pânico. E esse namorado dela, o traficante...
- O Max? Ele é traficante?
- Ora, então você não sabe - resmungou Lião arrancando um fiapo de unha do polegar. - E não é só bolinha e maconha, cansei de ver a marca das picadas. Devia ser internado imediatamente. O que também não vai adiantar no ponto em que chegou. Enfim, uma caca.
Abro as mãos no tapete. Examino minhas unhas.
- Divino-maravilhoso se o noivo milionário se casar com ela. Empresto o oriehnid para a plástica na zona sul, ele só se casará com uma virgem, ela tem que ficar virgem. Ai meu Pai.
- Você acredita que casamento rico vai resolver? - perguntou Lia. Teve um sorriso triste: - Devia se envergonhar de pensar assim, Lorena. E vai sair casamento? O moço então não está sabendo de toda essa curtição? Ao invés de ficar pensando no milagre do casamento você devia pensar num milagre de verdade, entende? Não sei explicar mas vocês, cristãos, têm uma mentalidade tão divertida.

As meninas, Lygia Fagundes Telles.

Um comentário:

  1. Esse diálogo entre Lia e Lorena mostra bem as diferentes mentalidades de cada uma.
    Lia, engajada, militante, estudante de Ciências Sociais, tem o namorado Miguel preso pela ditadura e luta contra as injustiças.
    Lorena, de família riquíssima porém instável e desequilibrada, é a típica burguesa. Estuda Direito, é apaixonada por M.N., um homem casado, e acredita que o grande momento de sua vida será quando deixar de ser virgem.
    E Ana Clara, que não aparece no diálogo mas é o assunto, é uma estudante de Psicologia mergulhada nas drogas. Namora Max, traficante por quem é apaixonada, mas tem um noivo rico que ela odeia, mas com o qual quer se casar só para melhorar de vida. Já fez vários abortos e pretende fazer uma cirurgia para "voltar a ser virgem" e poder se casar - tudo bancado com o dinheiro de Lorena.

    ResponderExcluir